Na segunda-feira aconteceu o Semináirio Info – Redes sociais em Sao Paulo. Eu estive presente basicamente por dois motivos:

Motivo 1: Puramente profissional. As comunidades sociais estão em todos os lugares e isso veio pra ficar. Cada vez mais existe a necessidade de monitorar essas ferramentas, criar conteúdo e ações segmentadas. Eu acredito que as marcas e empresas, como a que eu trabalho, precisam estar inseridas neste contexto de alguma forma.

Motivo 2: Pessoal. Eu faço blog tem muito tempo. Até podcast eu já fiz. Pra mim e para muitos blogueiros a única motivação é a de me comunicar com meus amigos (virtuais ou não) Sei que tem muita gente que tem outros pensamentos sobre seus blogs e, sendo assim, eu gostaria de matar minha curiosidade sobre como as marcas, agências e blogueiros enxergam tudo isso.

Depois de ouvir representantes de diversos setores (blogueiros, orkuteiros, agências, anunciantes e portais) senti um certo ar de amadorismo nessa área. Tudo está no começo e muitas tentativas são feitas. O que difere uma ação bem sucedida de um fracasso passa pela própria definição de sucesso. Se começar um movimento baseado no objetivo a lista de opções para marketing digital começa a diminuir sensivelmente. Pode até parecer estranho mas muitas coisas são feitas sem pensar num objetivo claro.

Não gostei muito do painel sobre blog empresarial. Embora contando com gente muito legal no palco, o negócio totalmente descambou para blog pessoal. E, embora eu tenha feito uma pergunta totalmente dentro do assunto, o mediador disse (com ironia) que eu estava buscando uma consultoria gratuita. Gratuita não. Estava lá mediante pagamento de R$ 730,00!

Mesmo com alguns desvios e algumas agências querendo mais vender o seu peixe, não concordo com pessoal bombardeando o LiveStream com críticas sobre o evento (preço, lugar, palestras). Para tais, existia o formulário de avaliação do evento.

Já fiz algumas sugestões onde eu trabalho. Vamos começar algumas ações. E vamos tentar e errar, como todo mundo.

O evento teve cobertura em tempo real pelo Livestream do BlogBlogs. Se tiver curiosidade de ver comentários de outras pessoas pode abir o painel aqui.

A cobertura da info está no site da revista: http://info.abril.com.br/seminariosinfo/redessociais/cobertura/

Compartilhe
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Twitter